Luís Figo

Informação Pessoais :

Nome complato : Luís Filipe Madeira Caeiro Figo

Data de nasc. : 4 de Novembro de 1972 (45 anos)

Local de nasc. : Lisboa, Portugal

Nacionalidade : Portuguesa

Período em altividade : 1989-2009 (20 anos)

Clube atual : Reformado

Posição : Acançado (Estramo Direito)

Luís Figo, é um ex-futebolista português que jogava como extremo direito (actuando, de forma esporádica, como extremo esquerdo), é 6º futebol português Senhor.

Carreira de Clube :

A carreira de futebol do Luís Figo começou no clube de Portugal de Sporting em 1989. Ganhou uma Taça de Portugal ao serviço dos leões, onde passou seis dos 20 anos da sua carreira, de 1989 até 1995, até ser transferido para o FC Barcelona.

Em 1955, ele juntou a Barcelona, por 20 milhões de dólares dos EUA, o custo de transferência atingiu um recorde mundial. Na primeira época, ele já tornou-se jogador principal da Barcelona. De 1996 a 1999, Figo esteve em Barcelona, também ajudou o time a vencer os títulos da liga na época 1997-98 e 1998-99. Na época 1990-00, a Barcelona não consegue completar os três jogos consecutivos da Liga, mas Figo continuou boa atuações este ano.

Figo é um dos poucos futebolistas a ter jogado pelos dois rivais espanhóis, Barcelona e Real Madrid. Em julho de 2000, transferiu para Barcelona em 56,1 milhões de dólares dos EUA pela primeira vez no mundo. Logo depois, ele ajudou a equipe a conquistar o Campeonato Espanhol e o Supercopa da Espanha. Três época depois, numa partida frente ao Barcelona, em 2003, Figo obteve uma recepção muito hostil do público, sendo-lhe atirados objetos (como celulares, bolas de golfe e até cabeças assadas de um galo e de um porco) quando este efetuava pontapés-de-canto e lançamentos. Como resultado, a FIFA acabaria por impor uma multa ao Barcelona.

Em 3 de agosto de 2005, ele juntou o Internazionale e usou a camisola de futebol 7. Depois, Figo são os principais jogadores para ajudar a vencer a Serie em quatro campeonatos consecutivos. Com o contrato com o expirar em junho, ele anunciou a decisão de aposentadoria.