A Seleção de Portugal Feminino

Informação Básico

Associação : Federação Portuguesa de Futebol

Confederação : UEFA (Europa)

Material desportivo : Nike

Treinador(a) : Portugal Francisco Neto

A Seleção Portuguesa de Futebol Feminino representa Portugal nas competições de futebol feminino da UEFA e FIFA, regulada pela Federação Portuguesa de Futebol. Com base na colocação do Ranking Mundial da FIFA em 24 de junho de 2016, o time de Portugal feminino fica 40 lugar no Ranking Mundial Feminino FIFA. Como membro da UEFA, ela participa o Campeonato do Mundo da FIFA, o Campeonato da Europa, os Jogos Olímpicos de Verão e os torneios de convidação, como a Copa do Algarve, onde é país anfitrião ou a Copa Chipre. Ela possui mesma camisolas de Portugal mulher com time masculino, também usa vermelho e verde tradicional como predominante.

Guarda-Redes : Patrícia Morais, Inês Pereira, Rute Costa

Defesa : Carole, Sílvia Rebelo, Mónica Mendes, Matilde Fidalgo, Raquel Infante, Joana Marchão

Médio : Cláudia Neto, Dolores Silva, Vanessa Marques, Tatiana Pinto, Fátima Pinto, Mélissa, Andreia Norton, Ana Capeta, Ana Viegas

Avançado : Ana Borges, Carolina Mendes, Ana Leite, Jéssica Silva, Laura Luís, Diana Silva

Informação da Equipa Técnica

Treinador Principal : Francisco Neto

Em 2007 foi promovido ao cargo de coordenador técnico na AF Viseu, posição que o levou a cumprir um estágio na Seleção Nacional A feminina durante uma Algarve Cup. Foi convidado a integrar o corpo técnico da então Selecionadora Mónica Jorge, onde desempenhou a função de treinador de guarda-redes até 2010.

Mais tarde treinou a Seleção Indiana de sub-23 nos Jogos da Lusofonia, conduzindo as indianas a uma histórica medalha de ouro na competição.

No regresso a Portugal, em fevereiro de 2014, aceitou o desafio da FPF para ser Selecionador Nacional.

Francisco Neto é também o Coordenador Metodológico do futebol de formação feminino na FPF.

Treinadora Assistente : Marisa Gomes

Marisa Gomes, licenciada em Ciências do Desporto pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, especializou-se em alto rendimento no futebol. O percurso como treinadora de futebol começou na formação do FC Porto, nos escalões de sub-11 e sub-13 masculinos. Foi durante quatro épocas coordenadora técnica da Escola do Dragão, do Futebol Clube do Porto. Passou, depois, pelos escalões de formação do FC Foz e do Sporting CP.

Em 2012 rumou à Federação Portuguesa de Futebol. Primeiro, para integrar as seleções femininas jovens e, depois tornou-se a equipa técnica da principal Seleção feminina. Foi sob o seu comando que a Seleção Nacional sub-16 feminina fez história em 2016, conquistando o primeiro Torneio de Desenvolvimento da UEFA, com um pleno de vitórias e sem sofrer golos.

Treinador Nacional de Guarda-Redes : Nuno Costa

(informação de PFP)