Seleção Portuguesa de Futebol

A Seleção Portuguesa de futebol foi criado em 1914, seu estádio principal é o Estádio Nacional do Jamor, representando o país nas competições internacionais de futebol.

Até agora, o Portugal total particiou sete vezes Copa do Mundo, mas nunca ganhou o campeonato, seu melhor resultado anterior é terceiro lugar em 1966 e também primeiro vez participou. O jogador Eusebio participou 6 joogs e marcou 9 golos, ganhou o Melhor atirador. Mas, nos próximos 20 anos, o Portugal não se qualificou participar a Copa do Mundo. Na Copa do Mundo 1986, ele voltou Mundial, não foi boa atuações e não conseguiu se qualificar. Embora ele possuiu muitos jogadores excelente, mas perdeu o Mundial em 1990, 1994, 1998. Depois, na Copa do Mundo Alemanha 2006, depois de mais 40 anos depois, mais uma vez marcou as meias-finais da Copa do Mundo.

Na Copa do Europa, primeiro vez participou foi em 1984 e entrou Semifinais. Melhor resultado anterior ganhou o campeonato na Euro 2016. Altualmente, no partido do mundo é maior conquista. Quando na final, capitão Ronaldo como ferido foi forçado a abandonar a partida. Mesmo desfalcada do seu líder, a seleção portuguesa nunca fraquejou, final ganhou primeiro campeonato da Euro.

A Seleção de Portugal é considerada uma equipa com um futebol latino (semelhante ao que é apresentado pela Espanha, Brasil ou Argentina), baseado na posse de bola, criatividade, perícia e espontaneidade individual, em detrimento da compleição física ou rigidez tática.

Futebolistas portugueses mais destacados na história do futebol mundial, como Fernando Peyroteo, José Travassos, Matateu, Germano, Mário Coluna, José Augusto, António Simões, José Águas, Eusébio, Vítor Damas, Manuel Bento, Torres, Fernando Chalana, Fernando Gomes, Carlos Manuel, Humberto Coelho, Paulo Futre, Paulo Sousa, Luís Figo, Vítor Baía, Pauleta, Nuno Gomes, Rui Costa, João Vieira Pinto, Deco, Ricardo Carvalho, Nani, Ricardo Quaresma, Pepe e Cristiano Ronaldo.

Até 2016, o Portugal participou 584 jogos, 276 vitórias e 134 empates e 174 derrotas. Atualmente, com 1358 Total Points fica terceiro lugar na Ranking da FIFA.

No Eliminatórias 2018 da Copa do Mundo da Rússia, o Portugal foi 9 vitórias e 1 perda, ficou primeirora lugar na fase de grupos. Em 1º de dezembro de 2017, foi distribuídas no grupo B, está com Espanha, Marrocos, Irã.

Seu estádio principal é chamada Estádio Nacional do Jamor, foi riado em 10 de Junho de 1944, fica o vale do rio Jamor, na freguesia de Algés, Linda-a-Velha e Cruz Quebrada - Dafundo, em Oeiras. Foi desenhado pelo arquitecto português Miguel Jacobetty Rosa. Normalmente, é referido como "Estádio Nacional'", como "Estádio do Jamor" ou como "Estádio Nacional do Jamor".

Primeiro jogo foi o clube Sporting contra a Benfica, primeiro gol foi o jogador Peyroteo.

Ele tem capacidade para 37 500 espectadores, a final da Taça de Portugal é ainda aí realizada todos os anos. Foi escolhido para realizar a final da Taça dos Campeões Europeus de 1967 entre Inter de Milão e o Celtic, tendo sido a única vez que a equipa escocesa venceu a competição.

Títulos :

Seleção Portuguesa de Futebol
Torneio Campeão Vice-campeão Terceiro Quarto
Copa do Mundo 1 (1966) 1 (2006)
Copa das Confederações 1 (2017)
Campeonato Europeu 1 (2016) 1 (2004) 1 (2012) 2 (1984, 2000)